Mestre Sérgio Santos

Curso Completo de Yôga - Individual

Teórico e prático

 

A quem se destina: Àquele que se identifica com as nossas propostas e quer se aprimorar nesta filosofia.

Objetivo: Evolução pessoal do praticante, enfatizando o estudo da filosofia, história, ética, comportamento, etc., bem como o aprimoramento dos ásanas, pránáyámas, mantras, meditação e todas as técnicas do Yôga Antigo.

Duração do curso: de 12 a 18 meses, tendo, em média, oito horas mensais.

Onde e como é realizado o curso: É realizado em minha residência, no condomínio Retiro do Chalé. É feito presencialmente em uma, duas ou três vezes por mês (em média, 8 horas mensais). Os dias e os horários são totalmente flexíveis, de acordo com a agenda entre o ministrante e o aluno. Como o curso é individual, pode-se começar quando quiser, pois as vivências, os exercícios e o estudo teórico são desenvolvidos de acordo com o ritmo de cada estudante. Além deste módulo individual - opcional - e para maior interação entre praticantes de Yôga, estão também incluídas neste curso as práticas em turmas coletivas, que ministro nos finais de semana.  

Valor do curso: 12 parcelas mensais de R$ 1.200

Programação:

  • O      Yôga – Definições – A meta do Yôga – Yôga na Índia, no Brasil e no      mundo - As principais linhas de influência (Sámkhya, Tantra, Vêdánta e Brahmáchárya). 
  • História      do Yôga - Pré-clássico – Clássico – Medieval – Contemporâneo – III     milênio - As grandes revoluções na História do Yôga - A literatura      autorizada (os shastras) – As raízes mais antigas – os primeiros ramos (ou      linhas) de Yôga (Ásana Yôga, Rája Yôga, Bhakti Yôga, Karma Yôga, Jñana      Yôga, Layá Yôga, Mantra Yôga, Tantra Yôga) – as subdivisões - a      necessidade de identificar o tipo de Yôga – a importância de não misturar      correntes – o respeito por cada linha. 
  • Treinamento dos principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de      concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com      aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos      conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares, profissionais      e afetivas.  

  • O      SwáSthya Yôga – definições – as diferenças entre o SwáSthya e as      outras linhas - as oito características principais (prática em oito      partes, regras gerais de execução dos exercícios, seqüências      coreográficas, sentimento gregário, público identificado, alegria sincera,      seriedade superlativa, lealdade inquebrantável) – a prática em oito partes      (ashtánga sádhana) – mudrá – pújá – mantra – pránáyáma – kriyá – ásana –      yôganidrá – samyama (concentração, meditação e samádhi) – os vários tipos      de asthánga sádhana. 
  • Os ásanas (técnicas      corporais) – como escolher e quais são os ásanas mais adequados –      como deve ser a prática em sala de aula e para o treinamento em casa. Como montar      a sua própria prática. 
  • Treinamento dos      principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de      concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com      aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos      conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares, profissionais      e afetivas. 

 

  • Regras      gerais de execução dos exercícios – regras de respiração – regras de      permanência – regras de repetição – regras de mentalização – a      auto-suficiência por este método inédito que só foi descoberto com o      advento do SwáSthya Yôga. 
  • Sânscrito,      noções – a pronúncia – como se translitera o alfabeto dêvanágari –      como se pronuncia cada letra – como entender e aplicar os termos técnicos      – como dominar a nomenclatura sânscrita – como identificar a natureza da      técnica (se é ásana, mudrá, kriyá, bandha, etc.) – como usar a linguagem      correta e culta. 
  • Treinamento dos      principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de      concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com      aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos      conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares,      profissionais e afetivas.  

  • A estrutura do Yôga      Avançado – as etapas inicial, medial e final – a primeira fase, o      Pré-Yôga (iniciante) – a segunda, o ashtánga sádhana – a terceira, o bhúta      shuddhi – a quarta, o maithuna – a quinta, a kundaliní – a sexta fase, o      samádhi. 
  • Tantra – o que é o      Tantra – qual a proposta – o conceito matriarcal, sensorial e     desrepressor – diferenças entre Tantra e Brahmachárya – as origens do      Tantra – o motivo pelo qual o Tantra se tornou secreto – as três linhas      tântricas – as sete escolas – via úmida e via seca – como prolongar a      juventude com as práticas – como usar a libido para obter evolução      interior – a influência do Tantra nas relações afetivas, nos esportes, nas      artes e no trabalho – Diferenças entre o Tantra, o Tantra Yôga e um Yôga      tântrico. 
  • Treinamento dos      principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de      concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com      aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos      conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares,      profissionais e afetivas.  

  • Bhúta      shuddhi e maithuna – a purificação dos elementos – a importância da      limpeza das nadís – maithuna, técnica de sublimação – pré-requisitos para      melhores resultados na técnica de maithuna – técnicas para aumento da      energia – recursos para otimizar a energização – como reter o orgasmo sem      prejuízos para o corpo – postura ética do Tantra. 
  • Kundaliní, nadís,      chakras e siddhis – o que significa o termo kundaliní – gênero e      pronúncia correta do termo – localização no corpo humano – a polaridade da     kundaliní – o motivo pelo qual seu despertamento é fundamental – métodos     para despertá-la – nadís, conceitos e localização no corpo humano – as     nadís principais – os riscos no despertamento da kundaliní tendo as nadís      esclerosadas – a atuação do bhúta shúddhi na limpeza das nadís – chakra,      conceitos e localização no organismo – os chakras principais – os      bíja-mantras que estimulam os chakras – os meios externos e o meio interno      para ativar os chakras – a conseqüente ampliação da vitalidade e dos      siddhis (paranormalidades). 
  • Treinamento dos      principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de      concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com      aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos      conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares,      profissionais e afetivas.  

  • Meditação      e samádhi – o que é meditação (dhyána) – a intuição linear – o lótus     da meditação – o prátyahára (abstração) – dháraná (concentração) – as      dispersões intelectivas e a auto-hipnose – chitta (consciência) e chitta      vritti (instabilidade da consciência) – a fórmula da mente e a fórmula da      meditação – os graus de meditação – samádhi (hiperconsciência) – sabíja e      nirbíja samádhi – a relação kundaliní/samádhi. 
  • Karma,      dharma e egrégora – karma, definições e conceitos – a visão oriental      e ocidental – karma e dharma, as duas leis que nos dirigem – karma      coletivo e individual – karma coletivo e egrégora – egrégora e      inconsciente coletivo – como utilizar no dia-a-dia a força descomunal das      egrégoras e direcionar o próprio destino e a própria vida. 
  • Treinamento      dos principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de      concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com      aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos      conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares,      profissionais e afetivas.  

  • Alimentação      biológica – a importância de se usar uma alimentação coerente com a      modalidade de Yôga que se pratica – estudo comparativo dos oito sistemas      alimentares (carnivorismo/carniceirismo, omnivorismo, cerealismo,      lacto-ovo-vegetarianismo, lacto-vegetarianismo, vegetarianismo puro,      crudivorismo, frugivorismo) – como montar o seu próprio sistema sem      rotulagem – hábitos alimentares a evitar e a adotar. 
  • A      tradição Mestre-discípulo – como é a relação Mestre/discípulo na      tradição oriental – liberdade e disciplina – discípulos e indiscípulos –      lealdade e fidelidade – as três fases do discipulado (gurusêva, parampará      e kripá). 
  • Treinamento      dos principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de      concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com      aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos      conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares,      profissionais e afetivas.  

  • O      hinduísmo e as escrituras – as culturas paralelas (Vaidika e      Tántrika) – as duas divisões da Vaidika (Shruti e Smriti) – o que são os      Shástras – Os Tantras e o tantrismo – os 4 vêdas e suas divisões – as      Upanishads (Maitrí, Katha, Yôgashara, etc.) – os Itihasas (Rámayama, Mahá      Bhárta e o Gitá) – os Puránas (crônicas e lendas populares) – os Ágamas      (Shaiva, Shakta e Vaishnava) – os Dárshanas (Yôga, Sámkhya, Vêdánta, etc.)      – os Sútras (Yôga Sútra, Káma Sútra) – as 4 castas principais – as      múltiplas línguas, etnias e religiões. 
  • O Yôga Clássico – os      vários nomes do Yôga Clássico – data de surgimento – Pátañjali, o      codificador do Yôga Clássico – o livro Yôga Sútra – a constituição óctupla      (Ashtánga Yôga) – estudo dos sútras (aforismos) mais importantes. 
  • Treinamento dos principais      kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de concentração e      meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com aprimoramento de      ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos     estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos      conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares,      profissionais e afetivas.  

  • Corpos      do Homem e Planos do Universo – definições segundo o ponto de vista     do Sámkhya e do Vêdánta – Anna máyá kôsha (o corpo físico denso) – prána      máyá kôsha (o corpo prânico ou etérico) – káma máyá kôsha (o corpo      emocional, ou astral) – manômayá kôsha (o corpo mental inferior) – vijñána      máyá kôsha (o corpo mental superior) – ánanda máyá kôsha (o corpo      intuicional) – átman, a mônada – os chakras que correspondem a cada corpo      – o anga de Pátañjali correspondente – o plano do Universo correspondente      – a dimensão correspondente – os níveis de consciência correspondentes      (inconsciente, subconsciente, consciente, supraconsciente e      hiperconsciente).

 

  • O      ÔM – o símbolo universal do Yôga – cada escola adota um design próprio      – a escrita gramatical e a usada em filosofia – as várias formas      consideradas corretas, mas não iniciáticas – o traçado da nossa estirpe –      a conexão com o inconsciente coletivo – a nossa medalha do ÔM – as sete      maneiras de se pronunciar e seus diferentes efeitos – o traçado iniciático      e reservado, gupta vidyá, restrito apenas a instrutores formados. 
  • Treinamento      dos principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de      concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com      aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de      ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da      prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou      samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos  conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares, profissionais e afetivas