Mestre Sergio Santos yoga bh 2021

 

 

Curso de Formação de Instrutor de Yôga

(INDIVIDUAL)

Online, ao vivo. E presencial.

- Com Monitoria pós-curso -

 

 

A quem se destina: Àquele que se identifica com as nossas propostas e quer se aprimorar como praticante e tornar-se instrutor. 

Propostas: Evolução pessoal do praticante, enfatizando o estudo da filosofia, história, ética, comportamento, etc., bem como o aprimoramento nos ásanas, pránáyámas, mantras, meditação e demais as técnicas do Yôga Antigo.  

Como funciona: A formação pode ser feita online e presencial.

Online, consiste em uma aula semanal com teoria e prática. Esta aula tem 3 horas de duração. É feita individualmente. Além deste personal, tem-se a opção de se praticar junto com outros colegas, iniciantes e avançados, em horários fixos (atualmente, estas aulas em grupo acontecem às terças e quintas, 19h; e às quartas e sextas, 8h). Cada uma destas aulas tem 1:30h de duração e é totalmente prática. Todas as aulas, teóricas e práticas, são gravadas e disponibilizadas para cada um.

Presencial é quando posso viajar para o próprio local e cidade onde reside o aluno. Neste caso, as aulas podem ser feitas uma vez por mês. As 3 horas semanais são então realizadas num intensivo de cerca de 12 horas de duração, em dois dias consecutivos, em finais de semana ou noutros dias, a combinar. Durante o curso pode-se alternar entre o curso online e presencial. 

A formação completa dura cerca de 12 meses - tempo esse que pode variar entre 10 a 14 meses, pois as vivências, os exercícios e o estudo teórico são desenvolvidos de acordo com o grau de assimiliação, ritmo e evolução de cada estudante

Como este curso é individual, pode-se começar quando quiser. Escolhe-se um dia e um horário na semana, conforme a agenda do ministrante e do aluno - tendo ambos a flexibilidade para alterar as datas quando for necessário. Durante todo o curso são aplicados para casas, testes teóricos e práticos e o aluno poderá consultar-me pelo celular/whatsApp.

 

1 - Valores mensais do curso online (duas opções):

A - Pagamento mensal de 12 parcelas de R$ 1.350 - além da aula individual, inclue todas as aulas em grupo nos dias e horários acima citados. Ou

B - Pagamento mensal de 12 parcelas R$ 950 - para quem fizer somente a aula individual, com 3 horas de duração, uma vez por semana.

2 - Valores mensais do curso presencial:

São aplicados os mesmos valores do curso online, porém para cada encontro mensal acrescentam-se as despesas com a viagem do ministrante, como passagens aéreas e terrestres, alimentação e hospedagem. 

Pode-se pagar através de transferência bancária (PIX), ou através do PaYPal, para quem vive noutros países.

Observação: caso o curso ultrapasse aos 12 meses, o pagamento se estenderá aos próximos meses que eventualmente o aluno necessitar para completar a formação.

 

MONITORIA

Após receber o Certificado e estar apto para iniciar-se no magistério do Yôga, o Instrutor recém-formado não estará sozinho. Ele passa a ser meu monitorado, dando continuidade à sua evolução como praticante e instrutor. Veja como funciona, mais abaixo, no final da Programação do Curso.      

Programação Geral  do Curso de Formação: 

O Yôga – Definições – A meta do Yôga – Yôga na Índia, no Brasil e no mundo - As principais linhas de influência (Sámkhya, Tantra, Vêdánta e Brahmáchárya). 

História do Yôga - Pré-clássico – Clássico – Medieval – Contemporâneo – III milênio - As grandes revoluções na História do Yôga - A literatura autorizada (os shastras) – As raízes mais antigas – os primeiros ramos (ou linhas) de Yôga (Ásana Yôga, Rája Yôga, Bhakti Yôga, Karma Yôga, Jñana Yôga, Layá Yôga, Mantra Yôga, Tantra Yôga) – as subdivisões - a necessidade de identificar o tipo de Yôga – a importância de não misturar correntes – o respeito por cada linha. 

O SwáSthya Yôga – definições – as diferenças entre o SwáSthya e as outras linhas - as oito características principais (prática em oito partes, regras gerais de execução dos exercícios, seqüências coreográficas, sentimento gregário, público identificado, alegria sincera, seriedade superlativa, lealdade inquebrantável) – a prática em oito partes (ashtánga sádhana) – mudrá – pújá – mantra – pránáyáma – kriyá – ásana – yôganidrá – samyama (concentração, meditação e samádhi) – os vários tipos de asthánga sádhana. 

Os ásanas (técnicas corporais) – como escolher e quais são os ásanas mais adequados – como deve ser a prática em sala de aula e para o treinamento em casa. Como montar a sua própria prática. 

Regras gerais de execução dos exercícios – regras de respiração – regras de permanência – regras de repetição – regras de mentalização – a auto-suficiência por este método inédito que só foi descoberto com o advento do SwáSthya Yôga. 

Sânscrito, noções – a pronúncia – como se translitera o alfabeto dêvanágari – como se pronuncia cada letra – como entender e aplicar os termos técnicos – como dominar a nomenclatura sânscrita – como identificar a natureza dantécnica (se é ásana, mudrá, kriyá, bandha, etc.) – como usar a linguagem correta e culta. 

A estrutura do Yôga Avançado – as etapas inicial, medial e final – a primeira fase, o Pré-Yôga (iniciante) – a segunda, o ashtánga sádhana – a terceira, o bhúta shuddhi – a quarta, o maithuna – a quinta, a kundaliní – a sexta fase, o samádhi. 

Tantra – o que é o Tantra – qual a proposta – o conceito matriarcal, sensorial e     desrepressor – diferenças entre Tantra e Brahmachárya – as origens do Tantra – o motivo pelo qual o Tantra se tornou secreto – as três linhas tântricas – as sete escolas – via úmida e via seca – como prolongar a juventude com as práticas – como usar a libido para obter evolução interior – a influência do Tantra nas relações afetivas, nos esportes, nas artes e no trabalho – Diferenças entre o Tantra, o Tantra Yôga e um Yôga tântrico. 

Bhúta shuddhi e maithuna – a purificação dos elementos – a importância da limpeza das nadís – maithuna, técnica de sublimação – pré-requisitos para melhores resultados na técnica de maithuna – técnicas para aumento da energia – recursos para otimizar a energização – como reter o orgasmo sem prejuízos para o corpo – postura ética do Tantra. 

Kundaliní, nadís, chakras e siddhis – o que significa o termo kundaliní – gênero e pronúncia correta do termo – localização no corpo humano – a polaridade da kundaliní – o motivo pelo qual seu despertamento é fundamental – métodos para despertá-la – nadís, conceitos e localização no corpo humano – as nadís principais – os riscos no despertamento da kundaliní tendo as nadís esclerosadas – a atuação do bhúta shúddhi na limpeza das nadís – chakra, conceitos e localização no organismo – os chakras principais – os bíja-mantras que estimulam os chakras – os meios externos e o meio interno para ativar os chakras – a conseqüente ampliação da vitalidade e dos siddhis (paranormalidades). 

Meditação e samádhi – o que é meditação (dhyána) – a intuição linear – o lótus da meditação – o prátyahára (abstração) – dháraná (concentração) – as dispersões intelectivas e a auto-hipnose – chitta (consciência) e chitta vritti (instabilidade da consciência) – a fórmula da mente e a fórmula da meditação – os graus de meditação – samádhi (hiperconsciência) – sabíja e nirbíja samádhi – a relação kundaliní/samádhi. 

Karma, dharma e egrégora – karma, definições e conceitos – a visão oriental e ocidental – karma e dharma, as duas leis que nos dirigem – karma coletivo e individual – karma coletivo e egrégora – egrégora e inconsciente coletivo – como utilizar no dia-a-dia a força descomunal das egrégoras e direcionar o próprio destino e a própria vida. 

Alimentação biológica – a importância de se usar uma alimentação coerente com a modalidade de Yôga que se pratica – estudo comparativo dos oito sistemas alimentares (carnivorismo/carniceirismo, omnivorismo, cerealismo, lacto-ovo-vegetarianismo, lacto-vegetarianismo, vegetarianismo puro, crudivorismo, frugivorismo) – como montar o seu próprio sistema sem rotulagem – hábitos alimentares a evitar e a adotar. 

A tradição Mestre-discípulo – como é a relação Mestre/discípulo na tradição oriental – liberdade e disciplina – discípulos e indiscípulos – lealdade e fidelidade – as três fases do discipulado (gurusêva, parampará e kripá). 

O hinduísmo e as escrituras – as culturas paralelas (Vaidika e Tántrika) – as duas divisões da Vaidika (Shruti e Smriti) – o que são os Shástras – Os Tantras e o tantrismo – os 4 vêdas e suas divisões – as Upanishads (Maitrí, Katha, Yôgashara, etc.) – os Itihasas (Rámayama, Mahá Bhárata e o Gitá) – os Puránas (crônicas e lendas populares) – os Ágamas(Shaiva, Shakta e Vaishnava) – os Dárshanas (Yôga, Sámkhya, Vêdánta, etc.) – os Sútras (Yôga Sútra, Káma Sútra) – as 4 castas principais – as múltiplas línguas, etnias e religiões. 

O Yôga Clássico – os vários nomes do Yôga Clássico – data de surgimento – Pátañjali, o codificador do Yôga Clássico – o livro Yôga Sútra – a constituição óctupla (Ashtánga Yôga) – estudo dos sútras (aforismos) mais importantes. 

Corpos do Homem e Planos do Universo – definições segundo o ponto de vista do Sámkhya e do Vêdánta – Anna máyá kôsha (o corpo físico denso) – prána máyá kôsha (o corpo prânico ou etérico) – káma máyá kôsha (o corpo emocional, ou astral) – manômayá kôsha (o corpo mental inferior) – vijñána máyá kôsha (o corpo mental superior) – ánanda máyá kôsha (o corpo intuicional) – átman, a mônada – os chakras que correspondem a cada corpo – o anga de Pátañjali correspondente – o plano do Universo correspondente – a dimensão correspondente – os níveis de consciência correspondentes (inconsciente, subconsciente, consciente, supraconsciente e hiperconsciente). 

O ÔM – o símbolo universal do Yôga – cada escola adota um design próprio – a escrita gramatical e a usada em filosofia – as várias formas consideradas corretas, mas não iniciáticas – o traçado da nossa estirpe – a conexão com o inconsciente coletivo – a nossa medalha do ÔM – as sete maneiras de se pronunciar e seus diferentes efeitos – o traçado iniciático e reservado, gupta vidyá, restrito apenas a instrutores formados.

Treinamento dos principais kriyás. Execução dos mantras. Exercícios de concentração e meditação. Prática dos pránáyámas tradicionais, com aprimoramento de ritmo, bandhas, metalizações, etc. Treinamento de ásanas. Coreografia, para iniciantes. Aprimoramento de cada parte da prática: mudrá, pújá, mantra, pranáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá ou  samyama. Orientação das técnicas para o dia-a-dia ( no trabalho, nos      estudos, nos esportes, sono, alimentação, etc.). Aplicação dos conceitos éticos e comportamentais nas relações sociais, familiares, profissionais e afetivas.  

 

MODELOS DOS CERTIFICADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES:

 

FormaçãodeInstrutoresCERTIFICADO9B

 

Versão em espanhol:

 

FormaçãodeInstrutoresCERTIFICADOEspanhol9B

 

MONITORIA

 

A monitoria é o acompanhamento, suporte, supervisão e mentoria que ofereço para aquele que concluiu o Curso de Formação e quer manter comigo um vínculo mais próximo e frequente.É a continuidade e o incentivo da sua evolução como praticante, instrutor e até como empreendedor em sua carreira profissional

Poderemos, por exemplo, rever, aprofundar e reforçar estudos feitos durante a Formação, firmar e ampliar conhecimentos aprimorando as técnicas e os conceitos anteriormente estudadosreceber conselhos e orientações profissionais,tirar dúvidasfazer práticas, estreitar a amizade e a egrégora Mestre-discípulo, enfim, abordar assuntos diversos do seu interesse, tanto relacionados à filosofia do Yôga quanto da sua vida pessoal.

A monitoria pode ser realizada de duas formas - com pagamento (a) ou gratuitamente (b):

(a) Por meio de encontros mensais, semanais ou quinzenais. Inicia-se quando quiser e por tempo indeterminado, segundo o desejo do monitorado. Assim como ocorrera durante a formação, cada encontro é agendado conforme a nossa respectiva disponibilidade. Tem a duração de 3 horas, divididos entre prática e teoria. Tais encontros podem ser online e eventualmente presencial. Nesse caso, com pagamento das minhas despesas, caso eu precise viajar. Além dos encontros, pode-se me consultar a qualquer momento por telefone/whatsApp.

Valores, opções:

- Mensal (1 encontro por mês): R$ 195

- Quinzenal (2 encontros por mês): R$ 350 (cada encontro, R$ 175)

- Semanal (4 encontros por mês): R$ 600 (cada encontro, R$ 150)

Quem paga pela opção semanal (4 encontros) conta com desconto de 75% sobre quaisquer valores da tabela de preços das aulas, individuais ou em turmas, bem como em todos os cursos que ministro.

(b) Mesmo que não possa ou não queira participar desses encontros, quem se forma comigo terá sempre a minha assistência e colaboração, podendo me consultar a qualquer momento por whatsAp - sem custo algum. Além disto, você terá acesso gratuito às gravações semanais das minhas aulas em turma.

Todos os meus monitorados, independentemente de encontros ou consultas, contam com 50% de desconto sobre quaisquer valores da tabela de preços das minhas aulas e cursos.

 

MONITORIA

para outros instrutores

Extendo a monitoria, supervisão e mentoria também para outros instrutores que não se formaram comigo, principalmente aos iniciados no Swásthya Yôga.

Neste caso, há uma correção nos valores do item a, acima. Passam a ser:

- Mensal (1 encontro por mês): R$ 292

- Quinzenal (2 encontros por mês): R$ 525

- Semanal (4 encontros por mês): R$ 900

Todos os instrutores monitorados contam com 50% de desconto sobre quaisquer valores da tabela de preços das minhas aulas e cursos.