Coreografias
Um dos aspectos mais marcantes do Yôga são as técnicas corporais, os ásanas. E, neles, destacam-se as seqüências coreográficas, que é a terceira característica do SwáSthya. Lembra bastante uma dança. Os movimentos se desdobram uns dos outros como se o ásana seguinte saísse de dentro do anterior. A maior evidência da ancestralidade desse tipo de execução das técnicas é a sequência coreográfica denominada Surya Namaskar, um rudimento muito popular dessa modalidade de prática. Uma das representações mais antigas de Shiva, o criador do Yôga, é retratada como a de um bailarino, o Natarája (conforme a ilustração, acima).
Assista aos vídeos, abaixo, com algumas belíssimas coreografias apresentadas por instrutores de SwáSthya Yôga.
Apresentações masculinas:
- Coreografia do Instrutor Arthur Costi:
- Coreografia do Instrutor Daniel Fersztand:
- Coreografia do Instrutor Daniel Suassuna:
- Coreografia do Instrutor Marcelo Tessari:
- Coreografia do Instrutor Pedro Castro:
- Coreografia do Instrutor Rafael Ramos:
- Coreografia do Instrutor Rodrivo Vivas:
Apresentações femininas:
- Coreografia da Professora Anahí Flores:
- Coreografia da Instrutora Melina Flores:
- Coreografia da Instrutora Michele Hayashi:
- Coreografia da Instrutora Natalia Sanmartín:
- Coreografia da Instrutora Sabrina Vallar:
- Coreografia da Instrutora Sónia Monteiro:
- Coreografia da Instrutora Susana Dias:
Coreografia antiga do Mestre Sérgio Santos:
DO FUNDO DO BAÚ!
Esta é uma coreografia de ásanas executados por mim na cidade do Porto, em Portugal. Foi realizada em novembro de 1996 e eu tinha 37 anos de idade.
A gravação foi feita em VHS, não haviam celulares, a internet estava engatinhando. A demonstração foi realizada num hotel durante a abertura de um dos festivais internacionais de Yôga em Portugal, com a presença do Mestre DeRose e outros profissionais da velha guarda. Na minha frente haviam mais de 200 participantes, dentre alunos e instrutores de vários países.
Naquela época as coreografias do Swásthya Yôga eram realizadas com o tempo de 5 minutos e não haviam cursos ou exames para demonstradores. Era tudo meio improvisado, sem iluminação adequada, sem produção artística e feito em qualquer lugar. No meu caso, vocês poderão observar o "palco" com um tapete a todo momento a me atrapalhar... Rsrs Por outro lado, esta exibição tem um alto grau de adiantamento e performance nos ásanas. Foi feita com muito bháva, sentimento. VIvemos numa época especial, sem Internet ou redes socias, praticávamos bastante e tínhamos tempo para vivenciar o Yôga com muito mais profundidade.
Fundo musical: One of these days - Pink Floyd