Mestre Sérgio Santos

Curso: Sámkhya

Yôga Shiva 2

Sámkhya é uma das mais ancestrais filosofias do planeta, integrando um dos pontos-de-vista do hinduísmo. Há registros de que parte desta tradição tenha sido trazida da Índia pelos sábios da Grécia Antiga. O Sámkhya baseia-se nas leis da Natureza, procurando responder questões do tipo "quem sou eu, de onde vim, para onde vou?", explicando os fenômenos naturais, os seres, o homem e o Universo. Sámkhya é uma das inúmeras maneiras de enxergar a realidade da vida e ir além desta...

Aberto para: alunos e instrutores.

Programação Geral:

As bases especulativas e comportamentais do Yôga Antigo e Moderno; segundo Shankarachárya “Sámkhya e Tantra são uma só coisa”; Sámkhya e Yôga, as duas mais antigas disciplinas (sanatane dwê); corpos do Homem e Planos do Universo, segundo o Vêdánta; a exlicação da Natureza, segundo o Sámkhya; naturalismo, espiritualismo e espiritualidade; as questões Quem sou? de onde vim?, para onde vou? respondidas pelo Sámkhya e pelo Vêdánta; a influência do Sámkhya e do Vêdánta sobre o praticante de Yôga; o mundo ilusório e o mundo real; indicação de textos, livros e filmes cinematográficos alusivos ao pensamento Sámkhya; os tattwas (a divisão do Universo em 24, 25 ou 26 princípios, segundo o Sámkhya); os gunas; púrusha, prakriti, íshwara e os tattwas mais importantes; ahamkara (egoidade) como etapa imprescindível à evolução e ao mesmo tempo um obstáculo à meta do Yôga; kaivalya e samádhi (libertação e hiperconsciência); a comparação dos tattwas do Sámkhya com os angas do Yôga Antigo. Recomendação de leitura ao se inscrever no curso: livro Yôga, Sámkhya e Tantra.

Duração média do curso: 4 horas. 

Investimento: R$ 1.500,00. Esse valor é único e pode ser dividido entre os inscritos do curso - por exemplo, para um grupo de 15 alunos, R$ 100 para cada pessoa. Caso o curso seja organizado por uma escola, o Diretor poderá falar diretamente comigo através do meu celular (31) 99922-4575.

Data e local do curso: as datas e os horários são flexíveis, conforme a conveniência do grupo de alunos/organizador e do ministrante. O curso é realizado em minha residência, no condomínio Retiro do Chalé, ou noutros locais e cidades. Caso seja  feito em outras cidades, as despesas de viagem (aéreas, terrestres, hotel e alimentação) devem ser pagas pela organização.